Ter um colaborador engajado contribui para a cultura organizacional de uma marca. Diante disso, a proposta de valor vem como uma estratégia para atrair e reter pessoas que estão dentro do perfil empresarial, sendo internamente trabalhada e valorizada.
Portanto, para isso acontecer, é necessário implementar um conjunto de medidas que visam a oferecer vantagens para o funcionário ou novo talento, que podem ser desde benefícios e salários atraentes até mesmo planos de carreira, para que ele valorize e analise o por quê trabalhar em uma empresa é melhor do que em outra.
”É preciso se perguntar ‘O que os colaboradores avaliam como muito positivo?’ e então enxergar nessas pesquisas o que temos como verdade para eles”, afirma Ingrid Rapold, a psicóloga e Head de Pessoas e Cultura da Villa Camarão.
Para identificar a proposta de valor para o colaborador e fazê-la funcionar, é preciso ouvir o time e fazer pesquisas de engajamento para analisar como está o pertencimento, satisfação, remuneração, relação com líderes e colegas, dentre outros aspectos que interferem na relação do funcionário com seu trabalho. A partir dessa avaliação, é possível traçar um plano de ação e enxergar a sua proposta de valor.
No caso da Villa, o orgulho de pertencer e o alinhamento à cultura são as duas dimensões mais bem avaliadas nas pesquisas internas, sendo consideradas assim a sua proposta de valor para o funcionário. Essa PUV é atribuída à cultura participativa, dinâmica, com um ambiente de trabalho leve e descontraído, que respeita as pessoas como elas são, além de ser transparente quanto as suas estratégias.
“É sobre entender os objetivos de vida das pessoas, desde o processo seletivo, fazendo alinhamentos e feedbacks constantes, demonstrando uma preocupação verdadeira com as pessoas. É deixar claro o propósito e valores da organização para o colaborador, para que ele saiba que o trabalho dele ajuda a transformar vidas”, conta a psicóloga.
Além disso, Ingrid avalia que, quando falamos que há o foco em pessoas, é preciso proporcionar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam respeitados, mesmo com a busca por resultados. A importância de ter uma proposta de valor alinhada é saber que o funcionário vai ter senso de pertencimento e por isso será mais engajado em seu trabalho.
O quadro de colaboradores de uma empresa é o que ela tem de mais valioso e por isso deve tratá-lo como tal. O resultado disso é: colaboradores valorizados rendem mais, são mais engajados e ainda se permitem assumir mais responsabilidades.
Encontre sua PUV e tenha os talentos alinhados com o perfil da empresa.