Para aumentar a lucratividade do seu restaurante não se deve pensar apenas em aumentar o faturamento, mas num conjunto de ações bem mais amplas, entre elas aplicar melhorias no seu cardápio. Sabendo disso, preparamos dicas essenciais que ajudarão você a aumentar o lucro do seu restaurante olhando com atenção para o seu cardápio, algo tão comum no seu negócio. Vamos lá?
O seu cardápio mais atraente
Para aumentar o faturamento do seu restaurante, você precisa trabalhar o seu cardápio. E o que isso significa? Você precisa fazer com que o seu cardápio seja atraente. De que forma?
- Descrição dos produtos;
- Fotos atraentes;
- Evite destacar o preço.
Ao invés de simplesmente descrever os ingredientes do seu prato, que tal usar uma descrição que fale mais do seu preparo, que desperte o desejo e dê água na boca dos seus clientes? E mesmo quando você não tiver tantos ingredientes para detalhar, pense em falar sobre a experiência que o seu cliente terá com aquele produto.
As imagens adicionadas vão te ajudar a ilustrar o que está sendo oferecido, por isso, precisam ser de boa qualidade representando senão fielmente, porém, o mais próximo daquilo que é vendido efetivamente. As fotos têm a capacidade de influenciar o pedido final do cliente.
Outra dica interessante, é não usar o cifrão (R$) acompanhando os valores. Quando você coloca o preço de maneira tão clara e explícita, você está lembrando o seu cliente de quanto ele tem que pagar. Isso pode levar o seu cliente a pedir menos opções.
Engenharia de cardápio
Engenharia de Cardápio é a ferramenta utilizada para realizar a análise da popularidade e da rentabilidade dos produtos disponíveis no menu do seu restaurante. O uso da ferramenta pode contribuir para um aumento de 15% a 30% das vendas em um restaurante.
Matriz da Engenharia do Cardápio
Os pratos são divididos em 4 categorias, de acordo com a popularidade e a rentabilidade:
- Estrela (Star): são os que trazem os melhores resultados, com alta popularidade e alta rentabilidade. Merecem destaque no seu cardápio.
- Burro de carga (Plow-horse): são as opções do cardápio que tem alta popularidade e baixa rentabilidade.
- Quebra-cabeça (Puzzle): produtos com baixa popularidade, mas com alta rentabilidade. Analise se o prato está sendo promovido adequadamente e converse com seus clientes para entender seus pontos fracos e fortes.
- Cachorro (Dog): são os pratos com os piores resultados, tendo baixa popularidade e baixa rentabilidade.
Confira se eles estão bem descritos e bem posicionados no cardápio. Com as informações obtidas, você poderá trabalhar de forma mais estratégica na hora de atualizar o cardápio.
Produto “sexy” e rentável
Além de todos os benefícios do camarão que você já conhece, você sabia que esse crustáceo é um produto sexy e rentável? Isso mesmo! O camarão é mais barato do que outras proteínas, agregar um diferencial ao seu cardápio e leva experiência especial para os seus clientes. Experimente adicionar este item ao seu cardápio. Entre em contato com um de nossos consultores.