Uma empresa que traz em sua missão o propósito de respeitar o planeta deve ir além da teoria e se tornar um exemplo a partir das suas próprias ações. Diante desse ideal, a Villa Camarão, vem trabalhando em diversos projetos de preservação e cuidado com o meio ambiente – fato que é destaque, principalmente agora, em meio ao grande processo de expansão que vem sendo realizado.
Da fazenda de camarão à construção do novo escritório, não faltam exemplos de ações sustentáveis. A começar pelos Jardineiros da Villa, projeto de voluntariado, que consiste em criar uma conexão entre os nossos colaboradores e o meio ambiente. Hoje, em média, 22 pessoas são responsáveis por cuidar e regar as plantinhas que enfeitam os canteiros do nosso escritório.
Em paralelo a isso, os nossos colaboradores também participam ativamente do nosso processo de separação do lixo através da coleta seletiva e já tiveram a oportunidade de conhecer de perto, o Parque das Dunas, a maior restinga do país – reconhecida pela UNESCO por seu trabalho de proteção ambiental.
Segundo Lilian Farias, Head de Cultura da Villa Camarão, a principal intenção do projeto é que essas ações possam sair do ambiente da empresa e reflitam diretamente em nossa qualidade de vida. “Queremos fazer um trabalho de educação ambiental para que as pessoas descubram como se relacionar melhor com a natureza causando o menor impacto possível”.
Para Caroline Cerqueira, SDR da Villa, tudo isso é muito novo, mas muito gratificante. “Eu nunca trabalhei em uma empresa que se preocupasse com sustentabilidade. Aqui na Villa não focamos só no lucro e isso é incrível”. Hadriel Araújo, assim como Caroline, também é SDR e faz parte do primeiro grupo de Jardineiros da Villa e enxerga no projeto uma oportunidade de se sentir mais próximo do meio ambiente.
“Eu nunca tive o hábito de cuidar das plantas e agora, sinto que posso desenvolver isso em mim e me sentir mais perto da natureza. Inclusive, quero trabalhar essa parte mais sustentável na minha própria casa e penso em começar isso através de uma ambientação mais verde”, contou Hadriel.
Compensação de CO2 na Villa Camarão
A Villa Camarão está comprometida a ter uma operação com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – na sigla em inglês). E pensando nessas frentes, os Jardineiros da Villa é só o começo para um impacto ainda mais significativo através da compensação de CO2. Isso significa que todo o dióxido de carbono (CO2) emitido por nossos carros de entrega será compensado com o plantio de árvores. A emissão de CO2 faz parte dos nossos indicadores ambientais, onde monitoramos através de um sistema de rotas dos nossos carros.
O plantio também faz parte do Villa Verde e Villa de Sonhos, projetos da Villa Camarão que contribuem e que visam incentivar ações de sustentabilidade, voluntariado, consumo consciente e assistência a comunidades carentes.
A cada 7 árvores, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Com base nesta média é determinada a quantidade de árvores que serão necessárias para neutralizar as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE). A realidade atual da Villa Camarão são 15 caminhões, por isso, vamos precisar plantar 80 árvores por mês para compensar todo carbono.