Quatro vezes vencedor do prêmio de melhor técnico do mundo, em maratonas aquáticas, Fernando Possenti falou durante sua passagem pelo FX sobre a relação de um atleta de Alta Performance e o Empreendedorismo. E no começo da sua apresentação, o técnico já propôs uma reflexão: “talvez vocês não estejam entendendo qual é a ligação do esporte com um negócio, mas hoje, vamos ver que ambos têm mais semelhanças do que imaginamos”.
Paulista de Guarulhos, Fernando, é uma máquina de vencer, e incansável na busca pelos seus objetivos. E mostrou que para o trabalho dar certo, tanto o atleta como a equipe precisam confiar. “Tem que comprar a ideia e entender que para ter resultados diferentes não adianta ficar fazendo a mesma coisa. Na minha opinião, a gente tem que estar sempre insatisfeito, para nunca entrarmos na zona de conforto, que é o perigo para qualquer negócio”, explicou o treinador de Allan do Carmo e Ana Marcela.
Para um atleta de rendimento, as cobranças são em nível altíssimo e de melhorias diárias. Segundo Possenti, ao conquistar uma classificação, precisamos manter o ritmo e seguir com a rotina intensa de treinos, visando melhorar o desempenho a cada dia. “A estratégia, o foco, a noção do que trabalhar em cada momento, tudo isso precisa ser pensado. E nós, junto com a equipe, trabalhamos nisso. Isso é gestão, que cabe tanto para o esporte, como para um negócio”, conclui.
Na ocasião, Fernando também contou a trajetória de Ana Marcela até a medalha olímpica. “ Para subir ao degrau mais alto do pódio, foi preciso muita dedicação não só da Ana, mas também de toda a equipe que aliou o cuidado com a performance da atleta, a estratégia para a prova e também com a temperatura do mar em que ela iria competir.” E o mesmo, finalizou com outra reflexão: quanto mais a gente conquista, mais a gente descobre objetivos maiores que podem ser conquistados.
Veja outras matérias do FX Club no blog da Villa Camarão