Quando você compra seu camarão, já reparou em uma numeração bem destacada na etiqueta do produto? Esses números indicam o tamanho do camarão, mas você sabe interpretá-los?
Nesse post vamos te ensinar a entender de uma vez por todas o que esses números querem dizer. Vamos lá?
Vale ressaltar que estamos falando dos camarões que vem da indústria. Boa leitura!
Entendendo a classificação
O camarão é comercializado de acordo com o seu tamanho. Dessa forma, quanto maior for o camarão, mais caro ele é. Da mesma forma, quanto maior o camarão, menor a quantidade deles em 1kg.
Quanto maior o camarão, mais caro ele será, pois, mais tempo ele passou sendo cultivado e gerou custos e investimentos por parte da cadeia de produção.
A indústria utiliza a tabela de classificação internacional para classificar o camarão, para isso, separa-se em duas categorias:
- Quando o camarão a ser classificado está inteiro, usa-se a quantidade de peças por quilo
- Se for o camarão sem cabeça, filé ou cauda, usa-se a quantidade de peças por libra
A medição de um camarão nunca é feita por centímetro mas por quantidade por Kg ou peso médio da unidade na amostra selecionada.
Vamos aos exemplos?
- A classificação 80/100 significa de 80 a 100 camarões em 1kg
- A classificação 50/60 significa de 50 a 60 camarões em 1kg
Se temos aproximadamente 90 camarões em média para a classificação 80/100 em 1 kg, dividindo 1.000g por 90, cada camarão desta classificação pesa aproximadamente 11g.
Para os camarões causa ou descascados, também é utilizada a quantidade de camarão, só que em 454 g (1 libra – medida inglesa de peso).
Assim, por exemplo, a classificação 51/60 significa de 51 a 60 camarões sem cabeça (cauda) em 454g, que equivale a média de 56 caudas, dando o peso unitário de 8,2 g.
Qual a classificação certa para o meu negócio?
A seleção do camarão para uma receita é realizada com base no tamanho, pois o tamanho influencia na textura, sabor e consequentemente no método do preparo.
E aí, agora que você sabe a respeito da classificação dos camarões, está pronto para escolher o tipo correto para o seu negócio?
Caso ainda tenha dúvidas, não se preocupe, nossos consultores especializados podem te ajudar a melhorar os resultados da sua cozinha. Conte conosco!