Você dá atenção especial às necessidades dos seus colaboradores? Se você ainda não faz isso, precisa mudar essa postura. O trabalho precisa ser fonte de prazer e desenvolvimento, e profissionais insatisfeitos podem interferir diretamente nos resultados do seu negócio, mas calma, esse problema pode ser resolvido facilmente, basta você olhar para as pessoas.
O segredo para ter uma equipe engajada e que potencializa o seu negócio, é criar um ambiente que a deixe satisfeita, feliz e motivada. Ter colaboradores como “clientes” é uma forma de conseguir atingir esse objetivo. Se as pessoas que constroem e mantêm a operação forem vistas apenas como meios para um fim, nunca será possível obter a sua lealdade.
Nesse movimento, é fundamental trabalhar para reter os melhores talentos. E isso só se faz com uma cultura de valorização das pessoas, cultura essa que vai além do salário, tem a ver com uma liderança de mais parceria e colaboratividade, com senso de equipe, com autonomia e responsabilidade na medida certa.“Dentro do nosso time precisamos estar abertos a escuta, e consequentemente, abertos a críticas. Além disso, precisamos saber quais são os objetivos e sonhos dos nossos funcionários”, avalia Ingrid Rapold, head de Pessoas da Villa Camarão.
O que você tem feito para valorizar seus colaboradores?
Se houver investimento no desenvolvimento dos colaboradores, todos serão beneficiados. O colaborador terá a oportunidade de desenvolvimento pessoal e sentirá que está sendo valorizado dentro da organização. A empresa, por sua vez, terá um profissional cada vez mais qualificado e preparado para atender o cliente externo.