Você tem alguma dúvida sobre os fatores que influenciam de forma negativa a produtividade na sua empresa? Se sim, não se preocupe! No texto abaixo iremos falar sobre esse assunto que é uma das maiores preocupações entre os gestores.
Afinal, a partir da produtividade de uma equipe, é possível estabelecer as melhores estratégias para agilizar o trabalho, elevar a eficiência dos colaboradores e ter entregas de resultados mais positivos. Vamos lá?
Afinal, o que é produtividade?
Antes de tudo, precisamos entender de fato o que significa produtividade, que nada mais é, do que o equilíbrio entre QUANTIDADE e QUALIDADE de trabalho feito e os recursos gastos para se realizar uma atividade.
Citamos esses dois indicadores, porque o sucesso de uma tarefa a ser realizada depende muito de sua natureza. Por exemplo, o seu objetivo final pode ser quantitativo (escrever 3 relatórios), ou em outros momentos qualitativos (criar uma peça bem criativa).
Com isso, chegamos à conclusão de que uma pessoa produtiva não é aquela que trabalha sem parar e nem a que corre com a atividade atual para engatar logo a próxima. Ser produtivo é saber organizar suas responsabilidades e ter disciplina para seguir o que foi estabelecido.
A importância do engajamento da equipe para a produtividade
A forma de engajamento mais significativa é a que mostra a relação entre a identificação do colaborador com os valores e objetivos do negócio.
Quando isso acontece, o funcionário cria uma ligação afetiva com a empresa, o que o leva a empregar um alto índice de energia na realização das suas tarefas.
Com essa ligação vem o entusiasmo, comprometimento e resiliência, levando a resultados expressivos.
Além da produtividade, que já mencionamos, uma equipe engajada:
- Encara os desafios propostos;
- Dissemina uma imagem positiva da empresa diante do mercado;
- Revê procedimentos e estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros;
- Reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
- Mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira. Portanto, diminui o turnover e seus custos.
Como a Villa Camarão aumentou o engajamento dos seus colaboradores
Investir em uma plataforma de engajamento de colaboradores foi uma das alternativas encontrada pela Villa Camarão para alcançar melhores resultados, investindo na retenção de talentos e na criação de um ambiente de trabalho saudável, promovendo assim, a motivação e consequentemente a produtividade.
A plataforma escolhida pela Villa foi a Feedz que se propõe a ser uma solução que cuida do clima, engajamento e desenvolvimento profissional. E por ser uma plataforma gamificada, ela nos permite entender os colaboradores, integrar os times, estimular feedbacks contínuos e acompanhar os objetivos.
“Aqui na Villa a gente usa uma plataforma para medir o engajamento do time. Dentro desse espaço, temos uma gameficação e cada ação que os colaboradores fazem, eles ganham VillaCoins. Assim, fica uma competição saudável sobre quem vai ganhar o prêmio do mês, que pode ser desde uma massagem relaxante até uma mentoria com o nosso CEO”.
Conta Ingrid Rapold, Head de Pessoas da Villa
Ingrid também acrescentou que a resposta para conseguir manter a equipe engajada é se importar genuinamente com ela e o ambiente de trabalho que a envolve. Dessa forma, ela se sente ouvida e com coragem de trazer novas ideias, perguntar, crescer e até falhar.
Quer acompanhar as outras estratégias da Villa Camarão? Fique de olho em nossas redes sociais!