De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, no Brasil, 90% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é reciclado. Diante desse dado e buscando soluções para ajudar a mudar essa realidade, a Villa Camarão, empresa baiana e uma das maiores distribuidoras de camarão do Brasil, passará a fazer a compensação ambiental das embalagens que emite no meio ambiente, através de uma parceria com o Eureciclo.
O selo certifica a logística reversa de embalagens pós consumo e garante que as marcas participantes destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem. Aderindo esse programa, a Villa passará a contribuir com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil e com a formalização e valorização dos envolvidos nessa cadeia.
Dessa forma, diversos canais da marca passam a estampar o selo Eureciclo, responsável por informar os consumidores sobre essa prática sustentável, a fim de reforçar o compromisso com a reciclagem e permitir que o público faça escolhas mais conscientes. Ao todo mais de 4 mil empresas já fizeram adesão a essa iniciativa.
“Estamos implantando a logística reversa de embalagens pós-consumo com a certificação do selo Eureciclo que utiliza o método de compensação ambiental, conforme meta definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que diz respeito exclusivamente a reinserção no ciclo produtivo, através da reciclagem das embalagens de produtos que foram comercializados, que no nosso caso são o plástico e o papelão”, reafirma Lilian Farias, Head de Cultura da Villa Camarão.
A iniciativa vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determinou que o Brasil reduzisse a massa destinada a aterros sanitários em 22% até 2015 e 45% até 2031.
Villa Camarão aposta em escritório sustentável
Promover o desenvolvimento sustentável é um dos propósitos da Villa Camarão. Cada vez mais, buscamos aprimorar nossa gestão sobre os fatores ambientais, sociais e de governança e o nosso objetivo é garantir que a Villa esteja preparada para futuro, seja agente de transformação positiva e gere valor para a sociedade, clientes e funcionários.
Pensando nisso e alinhado ao nosso processo de expansão, que se consolidou neste ano com um aumento considerável da equipe e com a mudança de marca. Inauguramos um novo escritório, uma sala de 320m², com foco em sustentabilidade. O espaço é resultado da mescla entre um ambiente de trabalho inteligente, colaborativo e sustentável.
O escritório foi pintado com tintas à base de água, possui ambientes verdes e alternativos, torneiras automáticas e lixeiras de coleta seletiva. Todos esses aspectos foram pensados, tendo como ponto de partida a ideia de que juntos podemos contribuir com o meio ambiente, trabalhar melhor e aprender mais, gerando assim, um impacto positivo. Além disso, 928 árvores foram poupadas com a redução de impressão de notas fiscais e a fazenda onde nosso camarão é produzido, usa energia solar.
O escritório tem espaços com iluminação natural, área de convivência, cozinha gourmet, espaço de descanso e banheiros com chuveiro para incentivar a prática de atividade física. “Cuidar integralmente das pessoas tem sido a tônica da Villa Camarão. Por isso, escolhemos o Design Biofílico no projeto do escritório, que incorpora elementos diretos ou indiretos da natureza no ambiente construído, utilizando a luz natural, fontes, jardins, mimetizando cores e formas da natureza além de utilizar tecidos e materiais sustentáveis, proporcionando bem-estar, saúde e conforto emocional aos usuários”, conclui Lilian.