Sumário
Você sabe o que significa rastreabilidade? Descubra o que é isso e quais os benefícios diretos que isso implica nos pratos do seu restaurante
Com certeza você já ouviu falar em empresas que, por diversos problemas, precisam soltar comunicados na imprensa e em canais oficiais para recolher determinado lote de seus produtos. Pois é, isso acontece porque foi detectado algum erro em determinada fase de produção ou distribuição e conseguiram detectar isso através do que chamamos de Rastreabilidade do produto.
Continue a leitura para entender mais sobre isso e como você pode se proteger através de produtos com garantia de rastreabilidade e segurança alimentar.
Como funciona a rastreabilidade da Indústria
Existe uma legislação do Ministério da Agricultura que obriga todas as indústrias de produção de alimentos a possuir o rastreamento de todos os lotes através do S.I.F (Selo de Inspeção Federal).
Isso permite que se consiga ter um controle de qualidade, com mostras de análises bioquímicas para o caso de qualquer necessidade.
No que diz respeito à indústria do camarão congelado, essa rastreabilidade pode agir diretamente no monitoramento de diversos pontos, como:
1) Do Ciclo
Se o lote de camarão possuir um problema, seja em São Paulo, no interior do Rio Grande do Norte ou no Rio de Janeiro, a indústria consegue, através do número desse lote, saber o que foi que aconteceu desde o processo de criação da pós-larva e todo o seu ciclo até a planta industrial.
Esse controle permite o monitoramento de todos os parâmetros que vão desde a produção industrial até a chegada do lote no caminhão e, por fim, no seu restaurante.
2) Do controle da temperatura do operador logístico
A rastreabilidade do produto também permite o monitoramento do operador logístico, que também são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura para que a temperatura da cadeia logística permaneça no padrão, no ponto crítico ideal de conservação do camarão.
3) Controle do produto vendido
É possível garantir a segurança do dono do restaurante em qualquer problema que aconteça com o seu consumidor final relacionado ao produto, pois a indústria mantém uma biblioteca de amostras para análise em casos necessários.
Por exemplo, digamos que o cliente comprou determinada marca de cerveja e passou mal em seguida, fazendo uma reclamação do estabelecimento.
Dessa forma, o estabelecimento que comprou da indústria, ao saber que a indústria possui a rastreabilidade desse lote, pode solicitar a fiscalização do Ministério da Agricultura, que atua como um fiscal da indústria.
Esse fiscal vai coletar essa amostra, mandar para os órgãos oficiais e esse produto vai passar por todas as análises para saber se o problema foi na produção, se foi no estabelecimento, se foi o próprio condicionamento errado do cliente, enfim.
Esse controle e possibilidade de rastrear traz segurança para todos: para a indústria, para o vendedor e para o consumidor.
É por isso que a distribuidora Villa Pescados trabalha com camarão de qualidade assegurada, com rastreabilidade garantida, Selo S.I.F (Selo de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura) e ISO 9001.
Como garantir o acesso a produtos rastreáveis
Para consumir camarão com a qualidade da indústria direto para a sua cozinha, conte com a Villa Camarão, a distribuidora de camarão que é parceira do seu negócio.
A Villa já ajudou a melhorar os lucros de mais de 780 restaurantes, garantindo processos seguros em toda a cadeia de produção e distribuição do seu mix de produtos.
Leve essa segurança e qualidade para os seus clientes, além de um produto “sexy” para compor o seu cardápio: invista no camarão da Villa Camarão e aumente os seus lucros hoje mesmo.
Para entrar em contato com um de nossos consultores, basta iniciar um atendimento pelos canais disponíveis aqui no site. Estamos prontos para te ajudar!