Você já comprou um camarão fresco em feiras e centros de abastecimento, deixou descongelar na sua cozinha e pesou novamente? Então, o que te garante que de fato você consumiu a quantidade correta de quilos que você comprou? Esse é um erro bastante comum! E pior, o que te garante, que esse camarão está nas condições ideais para ser consumido?
Você já tinha parado para pensar em todos esses pontos? Se não, fica tranquilo(a), no texto abaixo vamos te contar a verdade sobre o camarão fresco. Boa leitura!
Principais problemas do camarão fresco
Geralmente, o camarão que entendemos como “fresco” fica exposto ao sol sem nenhum condicionamento. Ou seja, não é feito o controle correto da cadeia de frio, dos processos de qualidade e da segurança para o consumidor final. Além disso, esse crustáceo – que é originado em água salgada, fica em isopores de gelo e absorvendo ÁGUA DOCE.
Portanto, esse processo que aprendemos a vida inteira que garante o frescor, na verdade, é muito prejudicial e não é necessário para manter as propriedades organolépticas do camarão. Com isso, percebemos que o senso comum, leva as pessoas a acreditarem que o camarão é fresco porque saiu do mar e foi direto para o vendedor, quando, na verdade, nem sabemos a quanto tempo o camarão foi pescado.
De acordo com a legislação do Ministério da Agricultura, o camarão realmente fresco é o que garante a cadeia de frio desde o momento que ele morre, não podendo ultrapassar os 4 graus. Quando isso ocorre, o camarão começa o seu processo de decomposição. O ideal é manter PH de 7,85 e o indicador de ácidos totais de até 30mg por 100g de tecido de camarão.
Diferença entre o camarão fresco e o camarão congelado
Camarão fresco:
- O camarão fresco normalmente possui elevado teor de água. O cliente estará pagando água pelo preço do camarão.
- O camarão fresco dura somente 5 dias, após esse tempo, o mesmo começa a se deteriorar, por isso a necessidade do controle correto da cadeia de frio.
- O camarão fresco, quando cozido, reduz muito o seu tamanho – perde a água que foi incorporada. Juntamente com a água perdida no cozimento, vai o sabor.
Camarão Congelado:
- O camarão congelado da Villa Camarão não possui água incorporada.
- O camarão congelado, quando mantido a -18º C, dura mais de 1 ano sem perder nenhuma de suas características e qualidade.
- Uma vez descongelado, o camarão deve readquirir todas as características do camarão fresco, como se ele tivesse sido pescado há cerca de 3 horas.
- O camarão, quando não tem água incorporada, possui um sabor inigualável e pouco reduz de tamanho, se cozido corretamente.
Camarão congelado da Villa Camarão
O camarão que vem da indústria, ou seja, o camarão da Villa, que é de fato fresco. O nosso camarão mantém suas características reais por causa do processo de congelamento, passa pela máquina classificadora que mantém a regularidade de tamanho, pesagem e uma série de outros processos que garantem que você está levando um produto com peso real e a qualidade que você precisa.
Além disso, os nossos produtos têm como principal característica a segurança alimentar. Nossos camarões possuem o Selo de Inspeção Federal (S.I.F) que garante a rastreabilidade deste produto, data de fabricação, data de validade – fatores que darão segurança ao consumidor e garante toda a cadeia de frio desde o momento da despesca até a sua cozinha.
Para garantir os nossos produtos na sua cozinha, entre em contato com os nossos consultores, através dos nossos canais de atendimento. Queremos te entregar essa experiência ágil, educativa, confiável e respeitando o planeta.