Sumário:
- Como o Dono de Restaurante pode se proteger
- Como saber se o produto é seguro
- A importância do S.I.F para a segurança do seu estabelecimento
- Como garantir a rastreabilidade do camarão no atacado
- Onde comprar camarão no atacado com segurança
Saiba quais os cuidados necessários para garantir a segurança alimentar dos seus clientes.
Recentemente, o mundo entrou em constante atenção com o coronavírus e as pessoas passaram a se preocupar de forma mais constante com a saúde e a segurança alimentar dos produtos que ingerem.
E isso inclui produtos comprados em mercados e consumidos em restaurantes através de delivery.
Por conta disso, a segurança alimentar virou uma das principais pautas dos jornais e os cuidados, que já se faziam necessário em tempos normais, foram intensificados.
Diante dessa realidade, trouxemos um artigo completo para você entender quais os principais cuidados necessários para evitar contaminações e riscos à saúde ao comprar camarão no atacado.
Como o Dono de Restaurante pode se proteger
Uma das principais preocupações do dono de restaurante ao iniciar o seu empreendimento deve ser a certeza de que está fazendo tudo dentro da lei e da segurança sanitária.
A intenção inicial é saber que nada pode prejudicar o seu negócio e a prosperidade do estabelecimento e retirar toda e qualquer “erva daninha” que venha a prejudicar isso.
E qual seria a pior consequência de não se preocupar com isso? Ser autuado pela vigilância sanitária e ter seu restaurante lacrado pela fiscalização.
Por isso, para trabalhar com a Gestão em Food Service, o dono do restaurante cumpre uma série de exigências sanitárias, como:
- Exame micológico, responsável pela pesquisa da presença de fungos por meio de análises de fragmentos retirados da pele, dos cabelos ou das unhas;
- Swab Oral (exame de Garganta);
- Exame RT-PCR, teste que detecta o vírus na fase aguda da doença, identificando a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2;
- Exames clínicos para ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de todos os funcionários, que serve pra atestar se o funcionário está apto ou não para exercer as suas funções profissionais para o cargo indicado;
- Uma profissional nutricionista, seja ela consultora ou lotada no próprio estabelecimento;
- Além de outra série de exigências que garantem a segurança daquele estabelecimento para o consumo dos clientes.
Agora imagine se, mesmo com toda essa preocupação e segurança – somadas ao momento em que vivemos de pandemia e controle ainda maior quanto ao funcionamento dentro das orientações do Governo local e Ministério da Saúde…
O produto que você leva para dentro da “casa” estiver contaminado?
De que adiantaria todas as precauções tomadas? Pois é, tudo perderia o sentido.
É por isso que é necessário um cuidado ainda maior com a escolha dos produtos que você leva pra cozinha. E isso começa com o camarão que você compra!
Como saber se o produto é seguro
Para evitar riscos à saúde dos seus clientes, é necessário que o dono de restaurante compre produtos que tenham uma garantia de segurança alimentar, o que inclui:
- Informações de rotulagem
- Data de fabricação
- Data de validade
Esse produto precisa ser chancelado pelo Ministério da Agricultura através do seu Selo de Inspeção Federal, mais conhecido como S.I.F.
Afinal de contas, basta que algum cliente passe mal no seu estabelecimento para isso virar uma enxurrada midiática.
Em tempos de constante vigilância nas redes sociais, qualquer problema envolvendo a qualidade dos produtos do seu estabelecimento pode levar o seu negócio ao declínio.
Portanto, com SEGURANÇA ALIMENTAR não se brinca. Busque sempre produtos com S.I.F!
A importância do S.I.F para a segurança do seu estabelecimento
Através do Selo do Ministério da Agricultura, o dono de restaurante conta com a rastreabilidade daquele produto e seu lote, assim como a segurança alimentar dos seus clientes.
O rastreio desse lote garante a informação de mapeamento de todo o processo, o que inclui quem vendeu, como foi acondicionado, quais as etapas que aquele produto passou e mais.
Ou seja, num caso hipotético de um cliente passar mal no seu estabelecimento ao comer um camarão, a indústria consegue identificar onde esse produto sofreu alteração para o consequente recolhimento e análise.
As práticas positivas de rastreabilidade são comuns na indústria e favorece o controle dos produtos, como já aconteceu com empresas como Baker e Heineken recentemente.
Como garantir a rastreabilidade do camarão no atacado
Imagine que o problema que exemplificamos aconteça num estabelecimento que compra produtos sem o Selo de Inspeção Federal e sua rastreabilidade.
Como descobrir onde se originou o problema? Como conseguir rastrear alguma coisa e identificar em que etapa houve um problema de segurança alimentar, o que aconteceu com o lote, se o problema foi na fase de transporte ou produção?
Pois é, o gestor do estabelecimento fica sem nenhum tipo de cobertura e tateando às cegas, sem um lastro de segurança que a indústria concede.
Essa é a realidade incômoda de quem compra, por exemplo, o camarão fresco sem controle de qualidade e um cliente passa mal no seu restaurante.
Onde comprar camarão no atacado com segurança
Se você procura sempre investir na segurança do seu estabelecimento e dos seus clientes, conte com uma distribuidora de camarão que é parceira do seu negócio e especialista em camarão.
A Villa Camarão é um distribuidor de camarão que já ajudou mais de 700 estabelecimentos a aumentarem os seus lucros de forma segura e com confiabilidade da indústria para sua mesa, além de ser parceira da única empresa com ISO 9001 no segmento.
Entre em contato com um de nossos consultores através dos canais de atendimento disponíveis aqui no site e garanta já camarão com segurança alimentar para o seu restaurante.