Sumário:
- Os tipos de alergia relacionadas a camarão
- O metabissulfito de sódio
- Sintomas de alergia ao camarão
- Como diferenciar alergia à camarão de alergia ao conservante
- Camarão com qualidade assegurada
Saiba tudo sobre alergia a camarão, alergia a conservantes e os principais sintomas dessa doença.
A alergia a camarão hoje já é considerada uma doença moderna, porque vem se expandindo e está relacionada ao estilo de vida urbano.
Enquanto isso, uma em cada três pessoas é alérgica e no mundo todo cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem de alergia.
As estimativas dizem que, posteriormente em 2050, este índice alcançará a marca de 4 bilhões de alérgicos. Além disso, na próxima década, esse número poderá dobrar e alcançar 50% da população mundial.
Mas você já ouviu falar ou conhece alguém que tenha alergia a camarão?
Você sabia que existe mais de um tipo de alergia relacionado ao camarão?
Então continue a leitura desse artigo e descubra se você ou alguém que você conheça é realmente alérgico ao famoso crustáceo.
Os tipos de alergia relacionadas a camarão
É preciso esclarecer que há dois tipos de alergia relacionada ao camarão.
Primeiro, a alegria à proteína do crustáceo. Esta sim podemos chamar de “alergia a camarão”.
O alérgico a camarão não pode consumir a proteína ou ter contato com nenhum derivado de camarão que passa a apresentar os sintomas.
O segundo tipo de alergia (apesar de ser constantemente confundido como alergia à camarão) é a alergia ao metabissulfito de sódio.
Este produto é utilizado como um conservante do crustáceo e seu uso é autorizado por órgãos internacionais, mas muitas pessoas são alérgicas a ele e não ao camarão.
O metabissulfito de sódio
O metabissulfito de sódio é um produto largamente utilizado na indústria de alimentos e, no que diz respeito ao camarão, ele é utilizado para evitar o camarão com melanose.
Com o uso do metabissulfito como conservante, a indústria combate o escurecimento da parte externa, aumentando assim a vida útil de comercialização do camarão.
O problema é que esse conservante também causa alergia e seus sintomas podem ser parecidos e confundidos com a alergia ao crustáceo em si.
Sintomas de alergia ao camarão
Entre os sintomas de alergia ao camarão estão:
- Inchaço em algumas regiões do rosto, como lábios e olhos
- Coceira
- Placas vermelhas em regiões da pele
- Dificuldade de respiração
- Dores abdominais
- Diarreia
No caso de alergia ao metabissulfito de sódio, usado em alimentos congelados para manter a temperatura do camarão, os sintomas podem parecer mais graves de acordo com a quantidade ingerida.
Os sintomas da alergia ao metabissulfito variam de suaves, moderados e severos. Dentre os principais sintomas de alergia ao conservante estão:
- Sintomas digestivos – Diarreia, Vômito e Náusea;
- De pele – Pele vermelha, Palidez.
- Sintomas respiratórios – Dificuldade de respiração, Tosse, Tensão da Caixa Torácica.
Como diferenciar alergia à camarão de alergia ao conservante
A alergia ao camarão surge em contato com a proteína presente na carne do crustáceo conhecida como “tropomiosina”.
Esse tipo de alergia é detectado quando você tem contato com o camarão mesmo que sem conservante e o seu corpo desencadeia os processos alergênicos.
Já a alergia ao metabissulfito de sódio te permite comer outros tipos de pescados e camarões sem o dito conservante.
No caso do camarão, a concentração da solução de metabissulfito usada para tratamento após a despesca varia em torno de 6% e um tempo de imersão de 15 a 20 minutos.
Portanto, para diferenciar definitivamente, podemos dizer que os alérgicos ao metabissulfito de sódio só vão apresentar os sintomas se consumirem grandes quantidades dos crustáceos, que estejam com bastante conteúdo do produto.
Enquanto isso, as pessoas alérgicas à tropomiosina podem apresentar o sintoma ao menor contato possível com o camarão.
Camarão com qualidade assegurada
Agora que você já sabe diferenciar os tipos de alergia, atente-se sempre a comprar camarão com qualidade assegurada pelo Selo de Inspeção Federal.
O ideal para evitar qualquer problema é investigar a causa exata da alergia através de exames específicos.
Caso seja comprovada a alergia ao metabissulfito, o recomendado é que a casca do camarão seja retirada e lavada com bastante água corrente, para que o resíduo seja retirado.
O S.I.F garante que o camarão no atacado está com a quantidade correta de conservante e assegura que o consumidor final vai levar um produto não-prejudicial à saúde.
Conte com a Villa Camarão para adquirir camarão com qualidade e Selo de Inspeção Federal que garante toda a rastreabilidade do processo, da indústria à sua cozinha.
7 Comentários. Deixe novo
Limpei o camarão e a minha mão começou a coçar e inchar
Eu ,eu apenas só fiz escudar o camarão com água quente e o valor subiu ao ar e para o meu rosto e simplesmente todo o meu rosto começou a coçar e três dias antes comi camarão e tive alergia … Meu corpo todo começou a coçar principalmente os meus lábios rosto ,olhos e dentro do nariz
Olá Andréia,
então realmente você tem alergia ao camarão!
A minha filha de 3 anos comeu camarao a noite, e acordou de manha muito vermelha, com comichao..nas orelhas, cintura..pescoco e cheia de borbulhas inchadas. o que acontece eh que ela ja tinha comido camarao e nao deu alergia.
Olá Iracema, observe se o camarão tinha casca ou não. Se o camarão era “fresco” poderia estar com o teor de metabissulfito alta!
Tratei o camarão e logo depois minhas mãos ressecaram mto e começaram a despelar, foi um horror, ficou mto sensível mas eu sempre como e nunca tive nenhum sintoma
Olá Letícia,
Você pode ter alergia leve ao camarão
importante investigar