Saiba quais os pilares que sustentaram a empresa durante o difícil ano de 2020.
Os números de desemprego, que já não eram nada animadores no início do ano de 2020, tornaram-se ainda mais preocupantes após o surgimento da pandemia do novo coronavírus.
Em balanço mais recente de dezembro de 2020, o Brasil já conta com mais de 13,5 milhões de desempregados, cerca de 3,4 milhões a mais que no mês de maio, o que representa uma alta de 33,1% e uma taxa de desemprego de 14%.
Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, 716.000 empresas fecharam as portas, de acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Do total dos negócios fechados de forma temporária ou definitiva, quatro em cada dez (o que significa 522.000 negócios) foram por conta da pandemia, segundo a mesma pesquisa.
Esses números foram provocados pelo aumento das dispensas e a crise que a pandemia causou em diversos setores e postos de trabalho.
No entanto, alguns pilares foram fundamentais para as empresas que conseguiram manter o número de empregos e atravessar esse período difícil com esperança e muito trabalho.
Por isso, queremos compartilhar as quatro lições que a Villa Camarão aprendeu durante a crise que assolou a diversos setores em 2020 e como esses ensinamentos podem fazer a diferença no seu negócio.
Lição #1 – Importância da Gestão das Pessoas
Uma gestão de pessoas eficiente é a chave para a manutenção de uma organização coesa e uma cultura voltada para resultados.
A Gestão de Pessoas mostrou a sua enorme relevância para os resultados da empresa e para a qualidade do negócio que estamos implementando, colaborando com a manutenção da saúde mental dos funcionários e mantendo-os satisfeitos durante um tempo de incertezas.
Durante esse período, aprendemos que uma administração de pessoas diferencia a nossa organização e transforma a imagem e o capital social que construímos de forma positiva.
Com uma gestão de pessoas alinhada ao propósito e valores da empresa, fica muito mais fácil e natural ampliar nossa zona de atuação e implementar uma cultura voltada às pessoas.
O que foi o nosso segundo grande aprendizado…
Lição #2 – Paixão pelas pessoas como um valor inegociável
Assim que começou a pandemia do novo corona vírus em março de 2020, nos vimos presos a duas realidades possíveis: ou demissão de parte da equipe ou redução do salário e a manutenção das pessoas empregadas na nossa empresa.
Dessa forma, a decisão foi pesada por um fator primordial da cultura da Villa: a paixão pelas pessoas.
A gestão da empresa então decidiu no momento por diminuir o salário e manter as pessoas dentro da empresa, mantendo o nosso propósito que é transformar vidas e nossa missão de promover experiências incríveis para as pessoas.
Foi priorizando a paixão pelas pessoas, a empatia e a lealdade – 3 dos nossos principais valores institucionais e que compõem a cultura da nossa empresa – que conseguimos atravessar esse período e reestabelecer os salários.
Além disso, foi a paixão pelas pessoas que nos fez estar em contato constante mesmo que em distanciamento e adaptações à realidade do trabalho remoto, e essa foi uma das lições mais importantes que aprendemos nesse ano de 2020: uma cultura centrada nas pessoas é o nosso maior ativo.
Lição #3 – Valorização do cliente interno
A terceira lição foi a que nos ensinou a importância de ouvir o time interno, ouvir o feedback e melhorar internamente os processos.
Sempre priorizamos em nosso negócio a relação de empatia, a parceria e a confiança, por isso sabemos que o cliente interno é um dos pilares mais importantes da nossa organização.
O cliente interno quem cuida do cliente externo e, consequentemente, é essa cadeia de influência que traz o lucro para os nossos clientes e para nossa empresa, mantendo a possibilidade de investirmos em vidas e assim sucessivamente.
Dessa forma, o acompanhamento da métrica de E-NPS (Employer Net Promoter Score) foi essencial para atravessarmos esse momento difícil e superarmos juntos as dificuldades que apareceram.
O E-NPS é uma ferramenta importante na área do envolvimento e da experiência dos funcionários e essa métrica nos ajudou a entender e avaliar a lealdade de nossos colaboradores.
O cálculo do E-NPS é o resultado percentual de funcionários insatisfeitos subtraídos dos funcionários satisfeitos, conforme determinado por suas respostas à pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, qual seria a probabilidade de você recomendar essa empresa a um amigo ou colega como um bom local para trabalhar?”
A metodologia E-NPS produz um número que facilmente pode mostrar tendências ao longo do tempo. Além disso, ele também tende a gerar taxas de resposta mais altas do que pesquisas mais complexas.
Lição #4 – Relação de Empatia, Parceria e Confiança
O empenho do time para superar o momento só foi possível através do desenvolvimento de uma relação de empatia, parceria e confiança. Além de sermos centrados na paixão pelas pessoas e lealdade como um dos valores que não abrimos mão, também buscamos sempre essa relação de parceria com o time interno.
Por isso, a quarta lição que aprendemos nesse período é que devemos valorizar as relações humanas, entender as dificuldades e manter-se unidos na missão de promover experiências incríveis e atravessar momentos difíceis.
Seguimos transformando vidas e aprendendo todos os dias como as situações podem ser contornadas se houver unidade, propósito e paixão pelas pessoas.
Como a Villa pode ajudar o seu negócio
A Villa Camarão é uma distribuidora de camarão que é parceira dos nossos clientes. Toda a cultura da Villa leva em consideração o sucesso dos nossos parceiros e nosso time trabalha sempre com foco em aumentar o seu lucro.
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